25 de junho de 2012

O Desafio da Educação Cristã no Século XXI


“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

A sociedade está em constante mudança!

Enquanto a geração que passou foi educada através das “cartilhas”, a nova geração começa a ser educada utilizando os mecanismos da internet. O presente século possui esta característica marcante: o avanço tecnológico/científico.

Mas até onde isto é prejudicial ou benéfico?!

No que diz respeito à educação cristã, podemos observar algumas mudanças visíveis no contexto da Igreja, por exemplo. Atualmente, muitas Igrejas estão abolindo a Escola Bíblica Dominical, usando como pretexto que esta já “passou” ou “não funciona mais como antes”. Isto é um erro gravíssimo! Em meio a tantas mudanças, precisamos entender que a ESSÊNCIA permanece a mesma. Muda-se o formato, mas permanece a essência, os valores, os princípios.

Há séculos atrás, para que houvesse comunicação entre pessoas, era necessário utilizar um ‘pombo-correio’ ou alguém que viajava entre as vilas exclusivamente para fazer comunicados. Entre o primeiro contato e a resposta, demoravam dias. Hoje, um simples ‘clique’ nos conduz a um canal de comunicação amplo, diverso e ilimitado. A Igreja está plugada a uma rede de bilhões de pessoas.

A educação cristã é um dos grandes desafios da Igreja neste século. Educar sempre será um desafio, mas educar na era do superficial, do imediato, é um desafio ainda maior. Quanto mais quando se trata de educação cristã.

Entendendo que o futuro está na educação, não podemos recuar quando o assunto é educação cristã de qualidade. Precisamos iniciar em nossos lares, onde enquanto país também somos mestres e precisamos ver em nossos filhos, alunos que necessitam do ensino que podemos lhes oferecer. Anote isto: A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMEÇA EM CASA. O desafio é grande! Quando a Palavra diz: “Educar no caminho em que deve andar...”, entendemos que a orientação é para que eduquemos no caminho do Senhor. Ensinando os princípios bíblicos e doutrinando a criança para não remendar o homem.

Como Igreja, precisamos entender e valorizar a educação cristã. Você que está lendo esta pastoral, te pergunto: qual sua frequência na E.B.D? você lê a Bíblia em casa? ensina e lê a Bíblia com seus filhos?

Todo cristão é também um educador, pois entende sua responsabilidade de ensinar os princípios da Palavra de Deus aqueles que estão ao seu redor e inseridos no seu contexto de vida.

Desta forma, concluímos que o desafio da educação cristã no século XXI é o nosso desafio! O nosso desafio de transmitir os ensinamentos bíblicos a esta geração. De que forma você tem feito isto? Como e o que você tem publicado na rede social que participa? Como e o que você tem conversado com seus vizinhos? Quais assuntos são motivos de nossos debates e conversas em nossas casas? A Palavra de Deus precisa estar presente em todo nosso contexto de vida.

A Palavra do Senhor em 1 Pedro 1.24-25, diz: “Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.”

A ESSÊNCIA jamais mudará!

Deus abençoe sua vida!

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;