24 de agosto de 2012

VOCAÇÃO, isso é pra mim?!

Vocação, isso é pra mim?!

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15:16 NVI)

Na juventude, existem vários momentos de tensão, onde escolhas precisam ser feitas e decisões sérias precisam ser tomadas. Entre elas, aquela bendita decisão que já nos é imposta desde criancinhas: “o que você vai ser quando crescer?”. Chega à época do vestibular e entre tantos desafios escolares, a mente começa a ferver e o coração a disparar em busca de um curso de graduação.

A dúvida sobre “o que fazer?”, “que profissão escolher?”, está diretamente ligada a descoberta da vocação. Você pode se perguntar: “Vocação, isso é pra mim?!”. Sim, é pra você. O entendimento errado a cerca do que é vocação, faz com que muitos entendam vocação como algo direcionado somente a vida do pastor, do ministro de música, do missionário (somente daqueles que trabalham diretamente com a Igreja), e não é. Todos nós somos vocacionados!

Vocação é parte daquilo que somos. Descobrimos nossa vocação, quando identificamos aquilo que “nascemos pra fazer”. Um dom especial, que precisa ser aprimorado, moldado pelo Senhor Jesus. Acontece que Deus não nos chama para uma “função eclesiástica”, Ele nos chama para SERVIR. Se você não é vocacionado para o ministério pastoral, nem pra área da música e nem para servir como missionário no campo, não se sinta excluído do grupo de “vocacionados”. Deus quer despertar em você a vocação que Ele mesmo te deu. Talvez na área médica, educacional, em alguma outra área ligada as ciências humanas ou exatas, se você é vocacionado Ele irá te usar para o benefício do Seu reino.

Outro dia, o Pr. Sebastião comentou comigo que no Iraque (região dos Curdos) existe uma necessidade muito grande de ginecologistas, pois as mulheres não recebem nenhum tipo de tratamento médico neste sentido. Em outros países, como Guiné Bissau (África) percebemos a grande necessidade de educadores, para ensinar as crianças e também aos adultos a ler e escrever, pois se trata de um povo muito carente. Não são somente de pastores, músicos e missionários que o mundo precisa, o mundo precisa de SERVOS de Deus. De gente disposta a servir com sua vocação.

O texto de João 15:16 é bem esclarecedor quando diz que não foi você que o escolheu, mas Ele que escolheu você, e assim fez para você frutifique e exalte o Seu nome em tudo quanto fizer.

Nestes dias, onde estaremos conversando e debatendo sobre VOCAÇÃO, participe, pergunte, questione e ore junto conosco: “Senhor, desperte a minha vocação, pois eu não quero ficar de fora do que o Senhor está fazendo no mundo!”.

Na graça e no amor de Jesus,

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;