29 de agosto de 2012

Não Despreze a Sua Vocação

"Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros." (1 Timóteo 4:14 NVI)

"pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis." (Romanos 11:29 NVI)

Assim que se descobre a vocação, o vocacionado passa a viver um momento que eu gostaria de chamar de "fase de aceitação". Nesta fase, esta nova descoberta (a vocação) confronta-se com o que já se sabe e com o que já se quer. Assim, se iniciam os questionamentos. O vocacionado luta consigo mesmo, ouve opiniões, e vive uma crise quando vai ao espelho e encontra com os seus sonhos guardados. O que fazer?! Será que devo me lançar com tudo que sou e viver este chamado de Deus?!

Me lembro claramente que estas foram as perguntas que martelavam a minha mente ainda na adolescência. Na escola todos estavam resolvidos, sabiam que curso gostariam de fazer, e eu? Teologia?! Ser pastor?! Que loucura, alguns diziam. Mas o sonho de Deus estava ali, envolvido na vocação, esperando o meu sinal positivo para se tornar real. Como vocacionado enfrentei a "fase da aceitação" de forma dolorida, sofri, pois tive grandes dificuldades para entende o sentido real de vocação. Meus projetos pessoais dificultaram o meu entendimento pleno do que Deus tinha pra mim. Me faz lembrar de quando Jesus chamou seus primeiros discípulos e eles ao atender o chamado, deixaram as redes para seguir o Mestre. A minha maior dificuldade foi largar as redes, mas louvado seja Deus, pois o chamado é irrevogável!

Ainda que você despreze a sua vocação, ela continuará sendo sua e continuará presente no seu dia-a-dia. A vocação não pode ser revogada (anulada/cancelada). Ela existe e precisa ser aceita pelo vocacionado. Uma vez que você entende a sua vocação e busca viver e desenvolver sua vida baseado nela, a sua realidade muda. E muda muito, pois você esta disponibilizando a sua habilidade para atender as necessidades do mundo. E como disse Aristoteles: "Quando as necessidades do mundo cruzam com as suas habilidades, aí esta a sua vocação."

Se a sua escolha é desprezar a sua vocação, será pior pra você. Pois quando vivemos distantes da nossa vocação vivemos infelizes, insatisfeitos, e não experimentamos a grandeza e alegria que há em fazer o que nascemos pra fazer. A "fase da aceitação" é justamente o momento em que o vocacionado entende e aceita a sua vocação. Aceitar é o contrário de desprezar. E esta escolha sempre será sua. Seja você jovem, adulto, ancião.

Não guarde a sua vocação em um armário velho e cheio de poeira. Se você guardou, retire! Limpe! Use. Esta na hora de desenvolvermos as habilidades que o Senhor Jesus nos deu para servir ao mundo, ao próximo, aqueles que ainda não são conhecedores da maravilhosa graça do Senhor Jesus.

Qual é a sua vocação? Ore. Pergunte pra Deus.

Se você já sabe, use! Todos somos vocacionados.

Disponha os seus dons e talentos e sirva!

Não despreze a sua vocação.

Na graça e no amor de Jesus,

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;