22 de agosto de 2013

Imperativos Para Uma Vida Consagrada



Quando o verbo se encontra no modo imperativo, ele exprime ordem, exortação ou súplica. Tendo esta consciência, iremos buscar no Salmo 34, alguns imperativos de Deus, ou seja, ordens, exortações de Deus para o cristão que deseja viver uma vida consagrada e rendida diante do Pai.

O Salmo 34 foi escrito pelo rei Davi quando este se fingiu de louco diante de Abimeleque, e consequentemente foi expulso e fugiu de Gate para a caverna de Adulão. Neste salmo, Davi não somente convoca o povo à adoração, mas instrui para uma vida piedosa.

O primeiro imperativo, encontramos no verso 8, que diz: “Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia.” O “provem” é o imperativo! Hoje, é comum a todos ter acesso a uma gama intensa de informações a respeito de Jesus e da Bíblia, entretanto é preciso diferenciar o “ter informações sobre Deus”, do “conhecer Deus”. O imperativo “provem”, nos orienta a PROVAR Deus, a experimentar Sua presença, Suas orientações e viver um relacionamento real e íntimo com Ele.

Em seguida, no verso 9, encontramos um outro imperativo: “Temam o Senhor, vocês que são seus santos, pois nada falta aos que o temem.” Aqui, o “temam” é a exortação! Temer a Deus não é ter medo de Deus, e nem muito menos reverencia-lo como um Rei absoluto e distante de seus servos. Temer a Deus é honra-lo e considerar que sua vida em nós precisa ser vivida de maneira digna. A sabedoria é fruto do temor do Senhor (Provérbios 9.10).

Até aqui, entendemos que o “provem” e o “temam” são imperativos que nos conduzem a uma vida consagrada, pois nos levam a conhecer Deus e a compreender que precisamos temer a este Deus maravilhoso, honrando-o sempre, pois só assim alcançamos sabedoria.

Encontramos outro imperativo no verso 11: “Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.” Aprender o temor do Senhor nos leva a um viver repleto de sabedoria, e a ausência da sabedoria nos faz tolos. O imperativo “venham”, nada mais é que uma santa convocação aqueles que desejam aprender o temor do Senhor. Cabe a mim e a você atender a esta convocação!

Atendendo a esta convocação, logo percebemos o quão importante é cuidar do que falamos. A Bíblia no livro de Tiago nos ensina a cuidar deste pequeno, mas letal membro do nosso corpo. “Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.” (Tiago 3:6). Desta forma, encontramos no verso 13: “Guarde sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.” A ordem do Senhor aqui é “guarde”. Como é importante atendermos a este imperativo!
Viver uma vida consagrada requer esforço de nossa parte, disciplina e domínio próprio. O pecado que há em nós, não nos leva a fazer o bem que queremos. Por isso, o verso 14 diz: Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.”.

Atendamos todos aos imperativos de Deus!
Viver uma vida consagrada é PROVAR, TEMER, IR, GUARDAR E AFASTAR-SE DO MAL.

Deus abençoe a sua vida!

Na graça e no amor de Cristo,

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;