15 de outubro de 2013

Professor - no começo, no meio e no fim

"Não é difícil, você consegue", ouvi quando ainda criança tinha dificuldades de segurar o lápis. Estas palavas me estimularam e ajudaram a desenvolver a coordenação motora, e aos poucos fui rabiscando, pintando, escrevendo. Diante de cada desafio, a professora repetia: "não é difícil, você consegue". E assim as séries foram passando, o nível de dificuldade aumentando e com o estimulo dos meus heróis eu avançava!

Ainda na alfabetização, consigo me recordar de Tia Denise lá na Escola Estadual Theotônio Ferreira de Araújo em Morro do Côco ensinando o abecedário e as continhas de somar e diminuir.  

No ensino fundamental, tudo parecia mais complicado, as disciplinas se multiplicaram, mas ali (Colégio Municipal Lulo Ferreira de Araújo) encontrei tantos professores-amigos, gente que ama o que faz, queridos que com seu carinho nos abasteciam de coragem e determinação. Professores que viajavam diariamente de Campos para Morro do Côco para lecionar (alguns ainda fazem isso). Como esquecer Helô, Edmilson, Mirian, Nilceia, Zilda, Lenilda e tantos outros? Vocês merecem todas as homenagens neste dia. Marcaram minha vida.

E o desafio gigantesco que foi iniciar o ensino médio no Alpha? Mas de modo semelhante, junto com as dificuldades ali estavam eles: professores. Até hoje ouço a voz de Rosângela dizendo "muito bom!", a cada acerto em suas aulas de Português. Que professora apaixonante...saudades dela. E Ricardo, Bia, Márcia, Quitéria, Conceição...gente que impulsiona, que torna mais leve a caminhada.

Na Faculdade de Direito e no Seminário não foi diferente...eles sempre estavam por perto com seu jeito especial, seu carinho, exalando o bom perfume do magistério: o amor, a dedicação. Na FDC, como fui estimulado nas aulas e no convívio com a Dra. Beatriz Bogado (uma pessoa incrível e admirável). No Seminário, meu amigo Pr. Fernando Trindade me ensinou a cuidar de gente e amar a "sã doutrina".

A estes queridos, presentes no começo e no meio...porque ainda sou aluno e conhecerei muitos outros até o fim da caminhada, minha sincera homenagem neste dia do professor! 

E com a música "Aquarela" de Toquinho, quero também estender esta homenagem a minha mãe Maria Helena, minha tia Geruza Freitas, minha sogra Rosane Brum e todos amigos professores!

Vocês têm nas mãos o que o mundo precisa para se tornar melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;