17 de abril de 2011

Arrependa-se

Quero compartilhar aqui no blog um resumo da mensagem que preguei na quinta-feira (14/04) na Congregação da Segunda Igreja Batista de Búzios, no bairro Maria Joaquina.

A Palavra do Senhor em Lucas 13:1-5, diz:

"E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis."

É interessante observar que a preocupação das pessoas era o sangue dos galileus que estava sendo derramado por conta da ira de Pilatos. Naquele contexto, o povo galileu constantemente se rebelava contra a opressão dos romanos.

O povo contava a Jesus sobre o sangue dos galileus que eram misturados junto aos sacrifícios que Pilatos realizava. Jesus, prontamente, começou a advertir o povo dizendo que aqueles galileus mortos não eram mais pecadores que todos os outros galileus por terem morrido ante a fúria de Pilatos. E afirma de forma categórica que se todos não se arrependerem, igualmente pereceriam!

Porque aquele povo estava tão interessado em julgar os galileus mortos, e acabaram esquecendo da sua própria condição? Simples, porque nenhum deles entendia (1) SUA REAL NECESSIDADE PESSOAL DE ARREPENDIMENTO.

O versículo 3 de Lucas 13, diz: "Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis."

Precisamos constantemente RECONHECER nossa REAL NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO!

(2) DEUS EXIGE FRUTO, E NÃO FOLHAS - VIDA E NÃO PALAVRAS

De que vale tanto falar e nada produzir? O mundo está cansado de tantas palavras, do muito falar...é hora de entendermos que é preciso AGIR, FRUTIFICAR. Gerar frutos dignos de arrependimento.

Observe o texto de Lucas 13:6-9:

"E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;

E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?

E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;

E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar."

Toda vez que na oportunidade do pecado, o rejeitamos e submetemos nossa vontade à de Deus, FRUTIFICAMOS...vida é gerada a partir da nossa atitude de obediência a Palavra de Deus. Isso é arrependimento! A palavra arrependimento no grego é "metanoia", que significa: mudança de atitude, de temperamento, conversão. Arrependimento não é remorso! Não é somente sentir-se triste após cometer um erro. Arrependimento é uma postura de mudança diante da nossa realidade de pecado. É decidir não pecar. Quando assim fazemos, frutificamos. Geramos frutos dignos de arrependimento!

Enfim, arrependimento é entender que necessitamos de MUDANÇA no pensar e no agir!

(3) PARA EXPERIMENTAR A LÂMINA DO MACHADO CONTRA A RAIZ DA VIDA INÚTIL, BASTA REJEITAR O ENXERTO DA NOVA VIDA EM CRISTO

Sem frutos, certamente experimentaremos a lâmina do machado! Precisamos frutificar...e aceitar o enxerto da nova vida que Deus nos proporciona viver em Cristo Jesus.

Reconheça: "Eu preciso me arrepender, mudar o rumo dos meus caminhos, me converter."

Viva diariamente a METANOIA!

Este é nosso desafio!

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado." (Mateus 3:19-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;