
*Sola fide (somente a fé);
*Sola scriptura (somente a Escritura);
*Solus Christus (somente Cristo);
*Sola gratia (somente a graça);
*Soli Deo gloria (glória somente a Deus);
Interessante, que após ter assistido mais uma vez o filme "Lutero" (sábado no culto da UniJovem da minha igreja), ponderei ao final sobre a necessidade que temos de pensar a fé. Não faz sentido algum tentarmos acreditar que a fé está desvinculada da razão...nem mesmo devemos tentar racionalizar a fé. Mas, a razão fortalece a fé na medida que questionamos e encontramos em Deus as respostas. Entretanto jamais teremos respostas se não questionarmos...viveremos uma "fé" que é gerada pela repetição de ideias e pensamentos. Creio que o Senhor deseja gerar em nós uma fé que é gerada a partir da nossa busca por conhecimento, da nossa inquietação...nesta busca O encontraremos! Todas as respostas apontam pra Deus. E só O encontraremos se buscarmos as respostas...se pensarmos a fé, de forma sadia e bíblica. Deixando de lado nossos conceitos e preconceitos e dispondo nosso coração a aprender com o Mestre da Vida...afinal, nosso chamado é pra ser discípulo.
Encerro este post de hoje com duas frases de Lutero que parecem ter sido escritas ontem, ou melhor, hoje! Leia e reflita:
"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias."
"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo que eu preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."
Nenhum comentário:
Postar um comentário