19 de abril de 2011

Lutero, a Reforma e o "pensar a fé"

O grande reformador Martinho Lutero, em 1517 publicou suas 95 teses e protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no Catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante, que obviamente, eram contrários ao ensinamento da Igreja Católica Romana da época. Este princípios, se popularizaram por frases latinas que surgiram neste contexto e foram chamadas de "cinco solas". A palavra latina "sola" significa "somente", em Português. Os "cinco solas" sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores. São eles:

*Sola fide (somente a fé);


*Sola scriptura (somente a Escritura);


*Solus Christus (somente Cristo);


*Sola gratia (somente a graça);


*Soli Deo gloria (glória somente a Deus);

Interessante, que após ter assistido mais uma vez o filme "Lutero" (sábado no culto da UniJovem da minha igreja), ponderei ao final sobre a necessidade que temos de pensar a fé. Não faz sentido algum tentarmos acreditar que a fé está desvinculada da razão...nem mesmo devemos tentar racionalizar a fé. Mas, a razão fortalece a fé na medida que questionamos e encontramos em Deus as respostas. Entretanto jamais teremos respostas se não questionarmos...viveremos uma "fé" que é gerada pela repetição de ideias e pensamentos. Creio que o Senhor deseja gerar em nós uma fé que é gerada a partir da nossa busca por conhecimento, da nossa inquietação...nesta busca O encontraremos! Todas as respostas apontam pra Deus. E só O encontraremos se buscarmos as respostas...se pensarmos a fé, de forma sadia e bíblica. Deixando de lado nossos conceitos e preconceitos e dispondo nosso coração a aprender com o Mestre da Vida...afinal, nosso chamado é pra ser discípulo.



Encerro este post de hoje com duas frases de Lutero que parecem ter sido escritas ontem, ou melhor, hoje! Leia e reflita:



"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias."



"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo que eu preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;