5 de fevereiro de 2013

Missão Integral, Missão da Igreja



Em certo aspecto pode parecer modismo falar de "missão integral" no contexto da Igreja brasileira. Seria bom se fosse, mas infelizmente a realidade é outra, e faz-se necessário a reverberação desta boa doutrina entre os cantos deste Brasil. Segundo René Padilla, em seu livro "O que é missão integral?": "A missão integral é o meio designado por Deus para cumprir na história, por meio da igreja e no poder do Espírito, seu propósito de amor e justiça revelado em Jesus Cristo." Em todo tempo, Jesus viveu e praticou o que chamamos "missão integral". Sua vida como um todo estava envolvida e engajada no cumprimento de sua missão, na missão que o Pai lhe deu.

A realidade brasileira é outra, infelizmente. A cada dia que passa, cresce assustadoramente a propagação de falsas doutrinas no meio da Igreja. Uma igreja com "i" minúsculo, pois seu dono é homem, e não o Filho do Homem, a saber, Jesus Cristo. Com todo este fermento, a massa levedada, caminha a passos largos para um viver cristão contrário as Escrituras Sagradas. É troca com Deus aqui, promessas (que Deus não fez) ali, uma verdadeira babilônia! Muito se fala sobre Deus, mas poucos conhecem este Deus.

Assim, a quantidade de pessoas decepcionadas com a igreja e com Deus também cresce. Pessoas que tiveram uma experiência traumática com a igreja e com pseudo-pastores. Encheram seus corações de expectativas, esperaram Deus realizar algo (que o homem disse, mas Ele não havia dito) e no final das contas, nada aconteceu e Deus é quem "paga a conta". Essa gente, é uma gente sofrida, com o coração dolorido e machucado pela irresponsabilidade e esperteza desses "destruidores" da fé.

Mas esta não é a Igreja que o Senhor Jesus virá buscar. A Igreja que é, como diz Apocalipse 19:7, a noiva do Cordeiro, vive sua missão e é uma Igreja com "i" maiúsculo pois pertence a Cristo e não a homens. Por pertencer a Ele, Sua Igreja vive de acordo com a Palavra e alimenta em Seu coração as expectativas do coração do Noivo (Jesus). Uma Igreja que conhece bem a sua missão, não fecha seus olhos para as necessidades daqueles que o cercam, ela abre o leque de possibilidades de manifestar o amor de Deus através da prática da missão.

 Engana-se quem vê a Igreja como uma construção. Igreja é gente que ama Jesus engajada na sociedade, vivendo pelo mundo e irradiando a luz do Evangelho através de sua vida. Segundo René Padilla, "Todo cristão é chamado a seguir a Jesus Cristo e a comprometer-se com a missão de Deus no mundo". Não são somente os pastores, missionários e músicos cristãos que são chamados, o Senhor chamou todos os cristãos para a missão. E qual é essa missão? O texto de Mateus 28:19-20 diz: " Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."

Em primeiro lugar temos a missão de ir, de sair da zona de conforto. Em seguida, já no caminho, "fazei discípulos", espalhamos a boa semente aos corações e ensinamos através da vida (exemplo) aos que se juntarão a nos. Estes terão a sua fé consolidada e aprenderão através do discipulado bíblico, que é responsabilidade de todo cristão.

Missão integral é identificar-se com a missão da Igreja, e fazer dela sua missão. Não uma missão dentro das quatro paredes do templo, mas uma missão que envolve o homem todo e todo homem. Missão integral é ir além dos limites do templo e viver a experiência de "ser Igreja" em todo lugar e a toda hora, não somente nas reuniões dominicais. Missão integral é ser semelhança de Cristo, é identificar-se com Sua missão a ponto de fazer dela a sua missão. 

Esta é a missão pela qual a Igreja deve viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;