16 de março de 2013

Esquizofrenia Espiritual

Há tempo tenho pensado neste tema e a realidade "evangélica" ao meu redor não me permite pensar diferente. Quero neste simples texto tecer comentários sobre esta doença que tem afligido milhares de "evangélicos" em nosso país e no mundo.

Antes de mais nada é necessário entender o que , segundo o Dicionário Michaelis, significa  "esquizofrenia": "Psicose em que o doente perde o contato com a realidade, e vive num mundo imaginário que para si próprio criou."

E o que vem a ser a "esquizofrenia espiritual"?!

Existe no coração do homem o desejo de vivenciar os planos de Deus, de viver Suas promessas e isto é muito lindo. O plano de Deus para o homem além de ser lindo e algo que traz fascínio, por isso, muitos que passam a ter consciência disso, desejam vivenciar esta maravilha que a graça de Deus nos dá. Maravilha que se chama "vida cristã".

Desta forma, muitos (por falta de sobriedade) se desesperam e acreditam em tudo que vêem pela frente. O desespero chega a alcançar níveis inimagináveis. Busca-se os "gurus" espirituais, ou "varões de fogo", cujas orações são poderosas e resolvem imediatamente todos os problemas. Estes, oram e "revelam" a Palavra, e os "esquizofrênicos" acreditam com tal convicção que prosseguem.

O grande problema é quando a "promessa" revelada pelo "varão de fogo" simplesmente não acontece. E agora? Quem paga a conta? "Estou decepcionado com Deus", ouvimos. "Porque ele prometeu e não cumpriu". Pergunto: "o que Deus prometeu?". Será que foi Deus mesmo quem prometeu? Será que, verdadeiramente, foi Deus quem falou?! O homem fala, outro acredita, e no final a culpa é de Deus?!

Assim, o que é REAL vai perdendo o sentido para o crente que busca desesperadamente soluções paliativas para suas lutas. Não adianta! E como se não bastasse, além da enganação, desenvolve-se o que quero chamar de "esquizofrenia espiritual".

Doença séria que tem enfraquecido a fé de muitos cristãos. Uma realidade paralela, imaginária e inexistente é criada por estes que, em seu coração querem viver os planos de Deus, mas na caminhada tomam o lugar de Deus e querem "determinar" o que só Deus pode fazer. 

A beleza do plano de Deus se perder, pois a "esquizofrenia espiritual" impulsiona o cristão a crer em uma outra realidade, diferente da sua. Desta forma, ao invés de buscar conhecer e viver o plano de Deus, vive-se o plano próprio, ou estabelecido pelos "pastores-gurus", onde fala-se o que Deus jamais falou e fundamenta-se a fé na areia do emocional humano.

A "esquizofrenia espiritual" tem sido a causa de muita desgraça na vida das pessoas. Muitos que vivem neste frenesi não tem a menor noção do que é "vida cristã", por maior que seja a sua vontade de vivenciar, não sabem, pois vivem em uma realidade esquizofrênica. 

Nós, pregadores da Palavra, precisamos cuidar para que somente a PALAVRA seja fundamento de nossa pregação. O povo precisa. Tenho visto pessoalmente escamas caindo dos olhos de muitos ao ouvirem a PALAVRA. E este é o remédio para a "esquizofrenia espiritual"! Bíblia.

Como Paulo, de maneira muito sábia, disse ao seu discípulo Timóteo: "Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." (2 Timóteo 4:2)

Entretanto, é com a exortação de Pedro que encerro: 

"Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." (1 Pedro 5:8)

Que o Senhor nos ajude a viver a vida cristã com sobriedade!
Que Ele também nos ajude a combater esta doença que tem afligido tantas vidas.

N'Ele, em quem há sobriedade, amor e graça,

Pr. Ciro Freitas

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom comentário, alguns dos nossos ilustres pastores tem abusado um pouco da eisegése e profecias. Este texto nos convida a uma boa reflexção sobre o que diz a palavra de Deus (o Espirito) e sobre o que diz (a carne) o pregador.

Postar um comentário

 
;