17 de junho de 2011

Dia do Pastor

No último domingo (12/06) comemoramos o dia do pastor! Para homenagear todos os colegas, publico abaixo a pastoral da SIB Búzios do dia 12/06/2011.

SER PASTOR

"Pois não deixarei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que Ele comprou com o seu próprio sangue." (Atos 20.27-28)

Hoje é dia do pastor! Dia em que as igrejas evangélicas comemoram o dia do seu pastor. Porém, o que é ser pastor? O que significa?
Meus amados irmãos e leitores desta pastoral, ser pastor é ter uma chamada exclusiva de Deus. Nenhuma pessoa pode assumir o Ministério da Palavra somente porque sabe pregar, conhece bem as Escrituras Sagradas ou acha bonito ou elegante a função pastoral. Poderíamos ainda dizer: ser pastor não é uma profissão ou um projeto de vida simplesmente.
Paulo, este pastor por excelência, neste capítulo vinte de Atos declara: "Servindo o Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações" (v. 19). Ser pastor é aprender a viver de forma humilde e, neste particular, o Senhor Jesus deu-nos exemplos claros disto; ser pastor é aprender a sofrer pelo Senhor Jesus e pela sua causa. Os pastores em seus ministérios provocam o inimigo de nossas almas e as provações, tentações e perseguições serão inevitáveis. Declara ainda o Apóstolo em referência: "Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo". Quem pretende exercer o Ministério Pastoral tem que ter o seu foco na carreira e no ministério recebido do Senhor, para testemunhar o evangelho da Graça de Deus. Não uma função material, mas um objetivo espiritual do seu ministério. Paulo, após falar destas coisas, então ensina o que é ser pastor para os anciãos - pastores conselheiros da época do Apóstolo Paulo-, a saber:
Ser pastor é em primeiro lugar cuidar bem de si mesmo. Um pastor que não ora, que não vigia, que não se prepara, está fadado ao insucesso no seu ministério, diante da igreja do Senhor Jesus.
Ser pastor é cuidar bem do rebanho sobre o qual o Espírito Divino o constituiu neste ministério. O pastor tem como objetivo principal: orar pelo rebanho e ensiná-los as verdades bíblicas e os interesses do Senhor, para a vida dos que estão sob sua liderança. Muitos pastores e líderes estão mais preocupados com a modernização da igreja do Senhor Jesus, que de ensinar-lhes os verdadeiros propósitos do Senhor para a vida saudável da sua igreja. O pastor comissionado por Deus não pode quebrar o elo da caminhada cristã estabelecida pelo Senhor e dono da igreja: Cristo Jesus.
Ser pastor debaixo dos propósitos divinos não é fácil, porém é glorioso e abençoador. Por isso caminhemos juntos nestes propósitos e mandamentos do Senhor e, então, não só beneficiaremos a igreja, como também agradaremos o Senhor da igreja e, por isso, seremos vitoriosos em nossos ministérios pastorais.
A você pastor e pastores que lerão esta pastoral os nossos parabéns e o desejo sincero de que o Senhor os faça vencedores e felizes em seus ministérios particulares. Amém!

Pr. Sebastião Augusto da Silva
Pastor da Segunda Igreja Batista em Búzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;