29 de junho de 2011

Ver as Necessidades Espirituais #AprendendoComCristo002

Hoje, mais uma mensagem da série #AprendendoComCristo!

#AprendendoComCristo

A VER AS NECESSIDADES ESPIRITUAIS

Texto: João 2.1-12

INTRODUÇÃO

O capítulo 1 de João apresenta Jesus (O VERBO) antes da história, entrando no mundo dos homens para revelar o Deus único. Já o capítulo 2 apresenta o Jesus social, humano, mas sempre olhando para a cruz.

Nosso desafio nesta manhã é aprender com Cristo a enxergar além das necessidades humanas e materiais. Olhando as necessidades espirituais.

I – ENVOLVIDO NO SOCIAL (V.1-2)

Jesus se importava com as pessoas que o cercavam, independente do seu nível social. O seu envolvimento e relacionamento, o levou a ser convidado para um casamento em Caná da Galiléia. É importante entendermos a necessidade que temos de fazer deste envolvimento social uma realidade na nossa vida. Não podemos fugir das pessoas e rejeitar relacionamentos com aqueles que ainda não conhecem a Jesus. Entretanto precisamos viver estes relacionamentos com sabedoria e cuidado, sempre testemunhando do Evangelho.

II – OLHANDO O PROBLEMA SOCIAL (V.3-4)

Maria sente o problema social (“eles não tem mais vinho”), mas Jesus pensa no nível espiritual.

Jesus diz: “O que nós temos em comum?”. “Ainda não é chegada a minha hora” – Aí está a cruz (João 7.30); e o sangue que suas próprias veias proverão (o vinho).

Em contrapartida, Maria reconheceu que a visão de Jesus em relação aquela situação era diferente da sua. E ordenou aos serventes (V.5)

III – O OLHAR ESPIRITUAL DE JESUS (V.6-11)

Metretas – cerca de 40-60 litros.

Nas seis talhas houve cerca de uns 500 litros.

A intenção de Cristo não era prover o vinho (necessidade material) para a festa em questão, como sugeriu Maria. Mas, fazer com que aqueles que ali estavam provassem do bom vinho (da água transformada em vinho).

Ao agir desta forma, Cristo provocou uma reação do mestre-sala. Este disse: “guardaste o bom vinho até agora”. Ou seja, existia naquele homem um desejo de experimentar o bom vinho (algo que estava além do que o “materialmente” servido).

O texto parece nos levar ao entendimento de que o “bom vinho”, metaforicamente, representa o evangelho que dá a salvação pelo sangue de Cristo (Mateus 9.17).

CONCLUSÃO

Enquanto Maria queria apenas suprir a necessidade material (olhando para o problema social), Jesus pensa em um nível espiritual.

Naquela ocasião, o seu desejo não era impressionar a todos com o milagre, mas com a mensagem de que o BOM VINHO ainda estava por vir.

Como Jesus, precisamos tentar olhar ao nosso redor e enxergar as necessidades espirituais que nos cercam. Preciso entender que eu tenho uma responsabilidade espiritual na minha casa, no trabalho, na escola, etc. E, portanto, preciso enxergar e agir como Jesus. Olhando as necessidades espirituais e suprindo como Jesus fez – testemunhando do Evangelho.

É interessante entendermos que Jesus queria impactar as pessoas com a mensagem, não com os milagres! E a mensagem é essa: O BOM VINHO AINDA ESTÁ POR VIR!

Deus abençoe sua vida!

Em Cristo,

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;