26 de julho de 2011

Anseio por Deus

“Assim como a corça anseia pelas águas correntes, também a minha alma anseia por ti, ó Deus!” (Salmos 42.1)

Além do Salmo que fala sobre a sede da corça, constantemente ouvimos louvores que fazem comparação entre a sede da corça por água e a sede do servo de Deus pela sua presença. Diante disto, a curiosidade me levou a pesquisar um pouco sobre este animal e saber o que há de tão especial em seu comportamento e instinto para que esta comparação tenha sido feita pelo salmista.

A corça é um animal de pequena estatura, da família dos cervídeos, e como um animal que vive no deserto, a corça teria de ter uma reserva corporal de gordura para mantê-la viva em longos períodos sem água, mas isso não ocorre, o que acontece é que ela possui um olfato bastante apurado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância.

É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água. Mesmo quando a corça encontra uma fonte, ribeiro, ou lençol de água, ela não consegue se manter ali por um longo período de tempo e volta a migrar, e sentir sede novamente e tem de buscar outros lugares para matar a sua sede, e assim sucessivamente. A corça é insaciável!

Em nossas vidas constantemente nos acomodamos com o trabalho, o ministério, e até mesmo com a “vida com Deus”. Achamos que tudo está muito bem, e nos saciamos com tudo o que já aprendemos, perdendo assim a oportunidade abençoadora de continuar a aprender e buscar como a corça, outros lugares, outras fontes, ou seja, outras experiências, outras lições preciosas que só aprendemos no viver diário com Deus, e bem longe do comodismo.

Outro fato interessante é que quando a corça está com sede, a algum tempo sem água, ela exala um odor que faz com que os seus predadores a encontrem facilmente, e é justamente a água que tira este odor, ou seja, a água é realmente tudo para a corça.

Semelhantemente, o “odor do pecado” que exalamos quando estamos longe da Água da Vida (Jesus), faz com que o inimigo nos encontre facilmente e nos conduza para ainda mais longe de Deus.

Como a corça, precisamos sair do comodismo da nossa vida espiritual, e buscar crescer no conhecimento e na graça do nosso Senhor Jesus. E também precisamos ser purificados de todo “odor do pecado” que carregamos quando nos distanciamos da fonte de águas vivas.

Que nosso viver expresse diariamente o nosso anseio por Deus. Por crescer em Sua presença; Por ser purificado pelo Seu precioso sangue.

Amém.

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;