6 de fevereiro de 2012

Quem é Seu Próximo? #Pastoral

Quem é o seu próximo?

“E quem é o meu próximo?” (Lucas 10.29)

Com desejo de provar os conhecimentos de Jesus, um perito na lei levanta o seguinte questionamento: “Mestre, o que preciso para herdar a vida eterna?”. Cheio de grande sabedoria, Jesus lhe responde com outra pergunta: “O que está escrito na Lei? Como você a vê?”. Logo em seguida, ele disse a Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo” e Jesus mais uma vez lhe disse: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá.

Entretanto, querendo justificar-se o perito na lei faz uma nova pergunta: E quem é o meu próximo?. A resposta à primeira pergunta obviamente ele já sabia, de modo que, para obter credibilidade, pediu uma interpretação. É como se dissesse: “Mas a verdadeira dúvida é: ‘Quem é o meu próximo? ’”.

Todo dia ao ligarmos a TV ou lermos o folhetim diário, observamos a grande quantidade de tragédias que tem acontecido em nossa região e no Brasil de um modo geral. E é interessante como a grande quantidade de notícias trágicas, como o passar do tempo, anestesiam as pessoas. Enquanto começa a reportagem sobre o edifício que caiu no Rio de Janeiro e matou aproximadamente 20 pessoas, curiosos ouvimos a reportagem e logo após saímos para ‘viver a vida’ como se nada tivesse acontecido.

Pensamos muito em nós mesmos. Nos nossos problemas, nas nossas contas pra pagar, na educação dos nossos filhos e por aí vai. Talvez tenhamos, de fato, esta dúvida: “quem é o meu próximo?”.

Quando Jesus nos ensina a amar o próximo como amamos a nós mesmos, Ele está dizendo que assim como amo a minha vida e me importo com ela, eu preciso amar o meu próximo e me importar com ele. Mas esta realidade está um pouco distante de nós. Infelizmente.

O que vale hoje é o EU. O que EU tenho. O que EU quero. O MEU carro. A MINHA casa. A MINHA família. E o nosso próximo? Porque nossos olhos estão fechados a ponto de não conseguirmos enxerga-lo? Por quê?

Em meio a uma sociedade capitalista, onde ganha quem é melhor, onde a competição é ferrenha e o valor das pessoas está no ‘ter’ e não no ‘ser’, parece ser comum para o homem pensar em si mesmo. Mas e Deus? Será que também está de olho nos melhores, como as grandes empresas?! NÃO! Somos todos iguais diante do Senhor!

Não permita que o egoísmo encontre lugar no seu coração.

O que você é capaz de fazer por você? Da mesma forma, faça pelo seu próximo!

Deus abençoe sua vida.

Seu amigo,

Pr. Ciro Mendes Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;