28 de março de 2012

Desânimo

Antes de conversarmos um pouco sobre 'desânimo' é preciso que saibamos o que significa esta palavra tão utilizando entre nós como desculpa para não fazer algo, por exemplo.
De acordo com o Dicionário de Português Michaelis: "(des+ânimo) Falta de ânimo; abatimento, desalento.Antôn: entusiasmo." E este abatimento precede a desistência.

O versículo 33 de João 16, diz: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo."

Jesus nos alerta quanto as dificuldades da vida neste mundo e nos orienta a ter ÂNIMO. Quando uma tempestade se inicia, é comum todos se assustarem. Ventos fortes, trovões, raios...ninguém consegue nem sequer sair do lugar em meio a tempestade porque corre riscos. As tempestades da vida não são diferentes. As circunstâncias contrárias nos assustam, ficamos com medo de continuar e por conta disso, desanimamos.

O desânimo nos faz parar. Alguns, desanimados perdem oportunidades tão boas de crescer. O exemplo clássico é a escola, por causa do desânimo alguns desistem e não concluem os estudos...alguns anos depois, sofrem por conta disso...e tudo começou com o desânimo que nos abate diante das dificuldades que enfrentamos.

O mesmo ocorre quando oramos e não vemos respostas imediatas. Ontem mesmo, enquanto pregava sobre desânimo em nossa Congregação, uma irmã querida compartilhou conosco que sua mãe (hoje com 89 anos), orou por 40 anos pela conversão do seu esposo, e daqui a alguns meses eles irão completar 70 anos de casados! Foram 40 anos de oração constante, meus irmãos. Eu disse 40 anos!!! Imagine se esta mulher desanimasse? Você acha que o desânimo em alguns momentos não bateu em sua porta?! É claro que sim. Mas a diferença esta aí...quando cremos além das circunstâncias.

A palavra chave é: PERSEVERANÇA. Ninguém acredita, mas eu continuo crendo que Deus vai fazer, e NADA, absolutamente NADA me impede de crer. Precisamos caminhar assim. Não é fácil, mas "E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9.62)

Não se deixe desanimar! Continue a lutar. Continue a orar! Tome pra você hoje as palavras do próprio Jesus: "Tenha bom ânimo!". Levante a cabeça. Vamos continuar. É tempo de perseverar! É hora de continuar crendo no Todo Poderoso.

Deus abençoe a sua vida!

Pr. Ciro Mendes Freitas

3 comentários:

Adriana Ribeiro disse...

Muito bom Pastor. A perseverança é uma das atitudes que realmente devemos ter para continuarmos a viver melhor num mundo tão tenebroso.
Adriana Ribeiro

ARLETE disse...

As lutas realmente nos cansam e desgastam, precisamos sempre buscar no Senhor forças pra recomeçar. A biblia diz: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Esperar em Deus faz toda a diferença. Um abraço querido!!! Que Deus o abençoe!!!

Marcelle disse...

Palavra abençoadora esta. Muito própria para os tempos que estamos vivendo. Gostei muito.

Postar um comentário

 
;