20 de setembro de 2011

BOA NOITE: O “problema” do problema (Por Lécio Dornas)

Um problema é, em essência, algo a ser resolvido; questão a ser respondida; situação a ser solucionada. Etmologicamente a palavra problema vem do grego (próblemata) e significa “que se tem diante de si”, “obstáculo”. Em suma, um problema é, na verdade, matéria prima para soluções e respostas, é a origem das descobertas e está na nascente das grandes contribuições científicas e humanitárias. Ou seja, é o problema que desafia as pessoas para que cresçam, a ciência para que evolua e a sociedade para que melhore.

Um problema só se torna uma situação incômoda, um fator gerador de sofrimento ou um infortúnio, quando não é encarado e resolvido. Ou seja, o problema só não se desdobra em benefício em função da forma como o homem o encara ou não o encara, preferindo evitá-lo, ignorá-lo ou dele fugir. Podemos dizer, então, que o “problema” do problema é o próprio homem.

Há os preguiçosos, os acomodados, os indiferentes e os desleixados. Estes são os chamados problemáticos, no sentido de fazerem de tudo um problema e de nada fazerem para resolvê-lo. São diferentes dos problematizadores, pois estes são os inconformados com o que se alcançou ou com as soluções que foram encontradas, assim problematizam tais soluções ou respostas com o propósito de encontrarem novos caminhos e lograrem achar melhores condições de vida.

Problematizar é a bênção, se acomodar é a anti-bênção. Quem problematiza está ávido por melhorar e crescer, quem se acomoda é negligente e tende a enfermar e contaminar pessoas e meios.

Agradeçamos a Deus pelos problemas, O louvemos pelos problematizadores, roguemos a Ele nos livrar da acomodação e da influência dos negligentes. Pertençamos ao time dos inconformados, que não se acomodam, mas enfrentam os problemas vendo neles a gênese de bênçãos e grandes descobertas.

BOA NOITE!
Lécio Dornas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;