24 de setembro de 2011

O Cheiro do Pastor

Outro dia, meditando sobre algumas questões do ministério pastoral, me veio a mente uma frase conhecida de todos nós: "O pastor tem que ter cheiro de ovelha". Apesar de desconhecer o autor, aprendi algumas lições importantes por meio desta afirmativa.

Já tive a oportunidade de atender algumas pessoas do campo, algumas que creio eu, tinham acabado de sair do seu local de trabalho. Quando elas chegavam até mim, nem era necessário perguntar a profissão...pelo cheiro percebia que se tratava de um boadeiro, por exemplo. Pois quem trabalha cuidando de gado, fica com o cheiro do gado impregnado...o cheiro exala do seu próprio corpo e roupas.

Atualmente vivemos um momento de crise no ministério pastoral. Há alguns pastores que acreditam ser possível pastorear "sem sair de casa", sem ter contato com as ovelhas. Um pastor precisa ter cheiro de ovelha, precisa estar com elas em todo tempo a ponto de exalar seu cheiro em suas vestes.

É ilusória a ideia de "pastoreio a distância". Lugar de pastor é no campo, ajuntando, cuidando, tratando cada uma das ovelhas do seu rebanho.


Sei, que para nós pastores, é um grande desafio! E que seja!
O campos nos aguarda!

Um comentário:

Leonardo Davi Santana disse...

Amém! Que Deus nos dê sabedoria e disposição para fazer essa que é a tarefa básica do pastor: Pastorear (parece óbvio, mas não é). Digo isto porque esse santo ofício tem muitas vezes se limitado ao ator de pregar. Todo pastor, é um pregador, mas nem todo pregador é um pastor.

Postar um comentário

 
;